16 dez 2024
Sentimentos e devaneios em relação ao ecossistema JavaScript
Achei que fosse algo de momento, mas eu realmente cansei de JavaScript. Não me entendam mal, é o que paga minhas contas hoje e provavelmente vai seguir pagando por algum tempo, mas a realidade de muita gente é essa: "cansei".
Pesquisando por isso no google, percebi um número muito grande de postagens e vídeos sobre esse assunto. Algo está errado, e o nome disso talvez seja: hype.
Felizmente, estou embarcado no ecossistema Vue
, então isso acaba sendo um pouco menos difícil de lidar (visto que temos alguns padrões e bibliotecas muito bem consolidados), mas as mudanças constantes que vejo sobre React e Next.js me fazem pensar que sempre estou "para trás" em relação ao front-end. Gurus de internet pregando que a biblioteca X é perfeita e a biblioteca Y é um lixo (sim, nessas palavras), vendedores de curso, geralmente React, te passando sempre uma ideia nova do que é padrão de mercado:
Use
styled components
, não, espera...Tailwind
! Não, agora éShadCN
!
Tudo isso pra, no fim do dia, o JQuery
e WordPress
ainda dominarem a web. Se você nunca pegou esse tipo de código legado, espera um pouco...
Tudo isso começou quando fui praticar casualmente em uma pequena aplicação. Ao decorrer do código, precisei ir implementando uma biblioteca de autenticação, outra de banco de dados, outra para fazer isso, outra para fazer aquilo... e, no fim do dia, com um número absurdo de opções, eu cansei. Some a isso o fato de youtubers e produtores de conteúdo falarem sempre sobre novos padrões de projeto, novas tecnologias, o "novo" framework JS, o novo gerenciador de pacotes do JS, o novo runtime do JS, e por aí vai.
Com tudo isso em mente, tomei uma decisão puramente por gosto e curiosidade, e minha reação não poderia ter sido melhor: embarquei no Laravel
e no PHP
. Trabalhei brevemente com PHP "puro" há algum tempo e não curti a sintaxe. Mas eu era jovem. Com meia dúzia de vídeos e alguns artigos, consegui entender o propósito (e POO) e achei a linguagem fantástica! O Laravel, então, nem se fala. Tudo que eu preciso está lá; o framework me oferece. Autenticação? Nativa. Conexão com banco de dados e ORM? Nativa. Integrar Vue e React no mesmo repositório? Easy-peasy.
Assim como me aconteceu com Python e FastAPI, quando decidi estudar algo que está fora do hype front-end do LinkedIn, a coisa foi muito boa e produtiva. Eu recomendo que você faça o mesmo. Não vá pelo hype, escolha algo e estude. Você pode se surpreender positivamente.
Então... larguei o JavaScript? Bem, não. Não tem como.
Trabalho com isso e, sinceramente, não tenho vontade de largar. Pelo contrário, gosto muito de estudar e me manter informado da minha stack de trabalho. Eu ainda adoro Vue
e Nuxt
. São meus queridinhos para tudo hoje em dia. Ao contrário do React e do Angular, vejo poucas mudanças estruturais nos dois com o passar dos últimos tempos. Ou seja, eles me passam segurança. E eu amo a comunidade e todas as pessoas que conheci nesse tempo.
Isso tudo pode ser de momento, e tomara que seja. Eu ainda gosto muito de trabalhar na parte visual das aplicações, mas esse estado atual do front-end tem me cansado bastante. E quando comecei a ver o tanto de gente que se sente da mesma forma, resolvi compartilhar por aqui.
Seguimos. Keep coding.